Informação sobre Fernando Costa Pereira
Está a pensar fazer uma obra? Se me está a ler, já começou bem. Como arquitecto, o meu objectivo é representá-lo e acompanhá-lo nesse processo, defendendo os seus interesses e ajudando-o a tomar decisões. Um projecto de arquitectura explora todos os cenários possíveis de uma obra, até ser encontrada a solução que melhor se adapta às suas necessidades. As condições do cliente nunca limitam o projecto, pelo contrário, são essas condições que tornam o projecto interessante e único. Contratar um arquitecto torna a obra mais cara? Não. A minha criatividade serve para encontrar a forma mais económica de construir algo, procurando constantemente a relação qualidade/preço, fazendo-o poupar dinheiro. Olharei o projecto no seu todo e com a máxima sensibilidade, libertando-o de tarefas e problemas que você próprio desconhece. Contratar um arquitecto é adicionar uma garantia de qualidade ao seu imóvel. Como arquitecto, o meu objectivo é fazer do seu investimento um bom investimento.
Qual é o seu lema?
Procuro projectar espaços arquitectónicos que estão no imaginário dos meus clientes, dando a esses espaços soluções práticas, estruturadas e dentro de prazos exigentes.
O cumprimento de prazos é algo que me motiva: eles significam o compromisso com o cliente e a confiança que ele deposita em nós. Entregar o trabalho a tempo e horas obriga-me a elevar o meu nível de profissionalismo, eficiência e faz-me viver a actividade de arquitecto com mais intensidade.
A sua equipa é constituída por quantas pessoas? Qual a formação e experiência profissional que possuem?
A elaboração de trabalhos de arquitectura é multidisciplinar, onde trabalho constantemente com engenheiros, empreiteiros, fornecedores de equipamentos/materiais, entre outros profissionais. Acontece voltar a trabalhar com quem obtive bons resultados no passado, o que significa que reúno contactos e boas relações com alguns profissionais da minha e de outras áreas relacionadas com a arquitectura. No caso dos projectos serem de maior escala, faço parcerias com outros arquitectos com quem já trabalhei anteriormente.
Recorrem a terceiros para a realização de algum tipo de trabalho? Em que categoria profissional?
Sim, os Projectos de Especialidades são vitais para o desenvolvimento de um Projecto de Arquitectura. Eles são elaborados por engenheiros, pois um arquitecto não tem competências para assinar Projectos de Especialidades.
Normalmente decido com o cliente sobre quem deve contratar as Especialidades: se devo ser eu (o arquitecto) ou o cliente.
Outro caso é alguns clientes desejarem antever o projecto em imagens hiperrealistas 3D. Nesse caso, discute-se com o cliente a hipótese de se subcontratar alguém que elabore essas imagens.
A sua empresa encontra-se especializada em que tipos de trabalho?
Os meus serviços especializam-se sobretudo nas diferentes fases de Projecto de Arquitectura, nomeadamente:
Estudo Prévio (fase inicial), Projecto de Licenciamento (fase intermédia), Projecto de Execução (fase avançada) e Acompanhamento de Obra (fase final).
Poderei também prestar outros serviços, não tão convencionais, como é o caso de Coordenação de Projectos (de Especialidades), Levantamentos Arquitectónicos, Medições, Consultoria Técnica ou outros serviços mais específicos e personalizados a acordar com o cliente.
Quais as formas de pagamento que aceitam? Aceitam pagamentos faseados?
O pagamento ideal pela prestação de serviços deve ser feito por transferência bancária, após emissão de factura referente à prestação de serviços. No entanto, estou disponível para discutir outras formas de pagamento com o cliente.
Um Projecto de Arquitectura é dividido em várias fases e o pagamento de um Projecto de Arquitectura deve ser faseado de acordo com as mesmas. Cada fase representa uma diferente percentagem de pagamento face ao valor total do projecto.